As seções internacionais são programas educacionais exclusivos que preparam, ao longo de três anos, os alunos de Lycée (ensino médio) para a obtenção do diploma de baccalauréat em sua opção internacional. Ao propor uma formação bilíngue e bicultural aprofundada, com o rigor e a organização da metodologia de ensino francesa, essas seções formam alunos com elevada proficiência, espírito crítico e senso humanista amplamente desenvolvidos.
No LFFM, a Seção internacional brasileira (SIB) oferece um ambiente de estudo em que a língua, a literatura e a civilização brasileiras são amplamente valorizadas e trabalhadas de forma crítica e interdisciplinar. O resultado da consolidação das competências oriundas da experiência em seção é um melhor reconhecimento, nacional e internacional, do itinerário acadêmico percorrido por seus alunos. Esse reconhecimento valoriza o biculturalismo, o bilinguismo e a grande capacidade de trabalho de que o aluno de seção internacional faz prova.
Disciplina linguística com carga horária de 5 horas por semana (3 horas de português do percurso regular + 2 horas próprias à seção), repetindo-se nos três anos do lycée. Os alunos de ACL desenvolvem um programa de ensino voltado para o estudo aprofundado da língua, da literatura e da civilização brasileiras.
Disciplina não-linguística (DNL) de carga horária de 5 horas semanais (3 horas da disciplina é ministrada em francês + 2 horas em português). O seu programa permite correlacionar aspectos do conteúdo de História e Geografia do programa francês clássico a especificidades histórico-geográficas brasileiras, sob viés crítico e aprofundado.
Ministrada em português, com 2 horas semanais de aula, a disciplina integra o currículo do BFI da première até a terminale. No seu programa de ensino estão articulados história das ideias, questões geopolíticas, desafios do mundo contemporâneo, no âmbito da cultura e da civilização brasileiras, além de um projeto em parceria com um organismo ou instituição também brasileiros, escolhidos pelo aluno. Ao longo de dois anos, o aluno deverá, em autonomia, desenvolver um projeto próprio que ele apresentará em prova oral no final da terminale.
Graças a uma pedagogia de projetos, os alunos de SIB desenvolvem ações pedagógicas (exposições, eventos, projetos culturais) e participam de passeios e viagens escolares voltados para o contexto sociocultural brasileiro e para a língua portuguesa do Brasil.
Os alunos da SIB aprimoram suas competências linguísticas em português, desenvolvendo fluência oral e escrita. O domínio do idioma é essencial para a compreensão das culturas lusófonas e para a formação de cidadãos multilíngues.
A SIB oferece um ensino intensivo de cultura e literatura brasileiras, permitindo aos alunos mergulhar em obras clássicas e contemporâneas. Esse aprofundamento fortalece a análise crítica e a conexão com o patrimônio literário do Brasil.
Os alunos da SIB têm a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa sob uma ótica brasileira, integrando conhecimentos adquiridos ao longo do percurso acadêmico. Essa abordagem incentiva a reflexão sobre temas culturais, históricos e sociais do Brasil.
O percurso acadêmico da SIB garante uma formação de qualidade, reconhecida na França e no exterior, ampliando as oportunidades acadêmicas e profissionais dos alunos. Essa certificação abre portas para universidades de prestígio e carreiras globais.
A Seção Internacional Brasileira (SIB) é destinada a alunos que desejam uma formação acadêmica enriquecida pela cultura e pelo idioma português, sem abrir mão do ensino francês. Essa seção atende estudantes de cultura lusófona ou com um perfil linguístico-literário, binacionais ou bilíngues em português e francês, além de alunos franceses com um bom nível de português e sólida motivação para explorar a literatura brasileira em português e interessados pela descoberta das culturas brasileira e lusófona.
A SIB também é uma excelente oportunidade para famílias que desejam manter o vínculo com a cultura e a língua do Brasil, garantindo uma educação internacional sem perder a identidade local. Além disso, atende famílias estrangeiras que valorizam uma formação bicultural e bilíngue, proporcionando aos alunos uma visão ampla e integrada dos dois mundos.
Entre em contato com a Coordenação de Estudos Brasileiros via e-mail (ceb@lyceefrancaisbrasilia.com).