Equivalências Brasil - França

Entender as equivalências entre os sistemas educacionais brasileiro e francês pode ajudar as famílias a acompanharem a jornada escolar de seus filhos com maior clareza. Apesar das diferenças culturais e estruturais entre eles, a excelência acadêmica é comum a ambos.

O QUE É MAIS DIFERENTE?

Estrutura separada em ciclos e séries

O sistema francês possui uma organização um pouco diferente da brasileira: a separação em cinco ciclos pedagógicos e se distribuem em razão de uma coerência entre os seus objetivos pedagógicos. Cada um desses ciclos corresponde a um grau da instituição, cuja organização assemelha-se à brasileira.

Integração de Disciplinas

Algumas disciplinas são ensinadas em conjunto, a exemplo de física e química ou de história e geografia. Trata-se de uma organização interdisciplinar cujo objetivo é estimular, desde cedo o pensamento crítico, pelo uso de tecnologias de informação e de comunicação, como ferramentas de aprendizado.

Ensino Plurilíngue desde o início

Particularmente para os EFE (Estabelecimentos Franceses no Exterior), o aprendizado de línguas estrangeiras começa cedo, pela inserção de uma língua estrangeira, já no Ciclo 1. No LFFM, além do francês e do português, o ensino do inglês começa na GS.

Após os estudos básicos

O Baccalauréat (BAC) é o diploma francês/europeu que dá acesso ao ensino superior na França e a preparação para a sua obtenção acontece no ensino médio. Já no Brasil, embora também o conteúdo do ensino médio seja aquele exigido nos vestibulares e no ENEM, a preparação para o ingresso no ensino superior é diferente, tanto do ponto de vista do programa quanto da metodologia de ensino.

NÍVEIS ESCOLARES

Maternelle (Educação Infantil)

Na maternelle, o foco está no desenvolvimento motor, social e emocional das crianças, por meio de atividades lúdicas, que introduzem conceitos básicos dos domínios da linguagem e da matemática. Diferentemente do Brasil, o ensino nesse nível começa aos 3 anos, favorecendo uma base sólida desde cedo.

Élémentaire (Ensino Fundamental I)

O élémentaire enfatiza a alfabetização e o aprendizado inicial em matemática, ciências e línguas. Além disso, disciplinas como artes e educação cívica são integradas desde o início, enriquecendo a formação acadêmica.

Collège (Ensino Fundamental II)

No collège, o aprendizado se torna mais interdisciplinar, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos são introduzidos a novas línguas estrangeiras, à inserção de novas disciplinas e a uma abordagem mais aprofundada dos conteúdos.

Lycée (Ensino Médio)

O lycée prepara os alunos para o ingresso no ensino superior, com escolhas de áreas de estudo específicas: as especialidades. O rigor acadêmico francês e a orientação internacional diferenciam essa etapa das escolas brasileiras 

Ainda tem dúvidas sobre as equivalências? Envie suas dúvidas para accueil@lyceefrancaisbrasilia.com

Lycée Français François Mitterrand

SHIS QI 21 BLOCO D | LAGO SUL
CEP 71655-580 Brasília, DF | BRESIL
Tél. : (55 61) 3246-9763
accueil@lyceefrancaisbrasilia.com