Histórico du LFFM

A história do Lycée Français François Mitterrand começa em 1973, pouco depois da transferência da Embaixada Francesa do Rio de Janeiro para a nova capital federal. A escola francesa de Brasília, como era chamada na época, começa em instalações alugadas no Colégio Santa Rosa, na L2 Sul. Alguns meses depois, as aulas foram transferidas para a escola Nossa Senhora do Rosário e em 1978 para instalações alugadas na universidade privada (AEUDF).

Em 1980, o lycée muda-se para as suas próprias instalações na Asa Sul, construídas de acordo com os planos de Oscar Niemeyer. O projeto é financiado pelo governo francês, mas por razões práticas e legais o prédio é comprado pela Associação Cultural Franco-Brasileira (Alliance Française). O novo estabelecimento foi inaugurado em 1980 por Olivier Stirn, então secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Presente de Athos Bulcão

« Azulejos » criados por Athos Bulcão especialmente para as instalações do liceu criadas por Oscar Niemeyer.

Em 1986, a Associação de Pais de Alunos (APE) contribui financeiramente para a construção de um edifício administrativo e torna-se responsável pela gestão da escola até então sob a responsabilidade do governo francês. Durante muitos anos, o número

de alunos oscilou em torno de 350 e a primeira sessão do BAC foi organizada em junho de 1996. Em 2004, o lycée assume a entidade jurídica de uma instituição de ensino com um currículo distinto daquele do sistema educacional brasileiro.

Em 1996, o estabelecimento ganha o nome oficial de

Lycée Français François Mitterrand

em homenagem ao presidente da França de 1981 a 1995. Esta cerimónia é marcada pela presença da esposa do ex-presidente, Danielle Mitterrand.

O ano de 2008 marca um grande momento na evolução do LFFM com o lançamento da construção de um novo campus. Esta operação é possível graças a uma parceria entre o governo francês, que adquire um terreno de 15.000 metros quadrados, localizado na zona residencial da cidade (Lago Sul), e a APE, que viabiliza a construção das instalações.

Em 2013, François Hollande inaugura o início das obras e a mudança acontece no dia 15 de março de 2016, abrindo caminho para uma nova fase da história da instituição e fortalecendo os laços de amizade entre o Brasil e a França. O novo Lycée Francês François Mitterrand foi concebido para acolher até 800 alunos. Desde 2016, a escola segue em constante evolução, aprimorando-se em todos os aspectos. Com dedicação à excelência, a escola se renova continuamente para oferecer uma experiência educacional de alta qualidade, alinhada aos valores e desafios do mundo atual.

Lycée Français François Mitterrand

SHIS QI 21 BLOCO D | LAGO SUL
CEP 71655-580 Brasília, DF | BRESIL
Tél. : (55 61) 3246-9763
accueil@lyceefrancaisbrasilia.com