No LFFM, o Élémentaire, equivalente ao Ensino Fundamental I no Brasil, segue o currículo francês adaptado ao contexto internacional, garantindo que os alunos adquiram uma base sólida em francês e português, além de desenvolverem pensamento crítico, criatividade e autonomia. Preparamos alunos para um percurso acadêmico sólido, equilibrando o desenvolvimento intelectual, cultural e social. Com uma abordagem plurilíngue e um currículo estruturado, oferecemos uma formação que une excelência acadêmica e acolhimento personalizado.
A organização escolar na França é dividida em ciclos pedagógicos para garantir uma progressão coerente dos aprendizados:
Essa estrutura em ciclos tem o objetivo de assegurar aos alunos uma progressão harmoniosa dos seus aprendizados, tendo conta do seu desenvolvimento e assegurando uma continuidade pedagógica entre as diferentes etapas da sua escolarização.
No Lycée Français François Mitterrand (LFFM), desde cedo, os alunos desenvolvem competências em várias línguas, preparando-se para um mundo globalizado. O francês é a principal língua de ensino, enquanto o português assegura fluidez acadêmica e profissional. O inglês é introduzido a partir da Grande Section da Maternelle, ampliando as possibilidades de comunicação. Essa abordagem multilíngue permite a transição entre culturas e sistemas educacionais, proporcionando uma vantagem competitiva para o futuro.
Saiba mais sobre o que concerne o élémentaire.
Embora o domínio do francês seja recomendado para a inscrição no ensino fundamental, ele não é obrigatório. Nossa equipe pedagógica apoia os alunos na adaptação linguística e oferece suporte específico para o aprendizado do francês. Além disso, o LFFM dispõe do Dispositivo de Integração Linguística (DIL), que facilita a inclusão de alunos não francófonos.
As aulas preparatórias de francês antes do inicio letivo são altamente incentivadas para facilitar a adaptação escolar. Nossa equipe pedagógica acompanha os alunos, pedagógica e psicologicamente, a fim de garantir uma transição tranquila para o modelo francês.
Sim! Por mais que a base curricular seja francesa, o LFFM possui uma chancela com a Secretaria de Educação, o que torna a aceitação dos documentos e ensino franceses possível no Brasil.